Expointer

Da propriedade para o consumidor

Pavilhão da agricultura familiar, na Expointer, oferecerá produtos de 201 empreendedores

Uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, a Expointer oferece diversidade de produtos da agricultura familiar. Durante a 40ª edição, que se inicia neste sábado, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o pavilhão dedicado ao setor oferecerá aos visitantes os produtos de 201 empreendimentos familiares, misturando sabores tradicionais e inovações. O espaço apresenta o resultado do trabalho de 1.340 famílias, vindas de 131 municípios, comercializando produtos como queijos, embutidos, vinhos, sucos, artesanato indígena, plantas e flores.

Os expositores estarão divididos em 198 espaços (145 agroindústrias familiares, 47 expositores de artesanato rural e indígena, plantas e flores e seis de Minas Gerais), além de quatro cozinhas. O pavilhão valoriza agroindústrias gaúchas incluídas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), em parceria com o governo federal e as conveniadas Emater/RS, Fetag, Fetraf/RS e Via Campesina.
"A Feira da Agricultura Familiar permite contato direto das famílias com o consumidor, estreitando relações com a clientela e abrindo mercados", destaca o secretário Tarcísio Minetto. "Neste tipo de empreendimento, os agricultores são protagonistas do processo, atuando em toda a cadeia produtiva. Também promovem a descentralização e a diversificação da produção e o desenvolvimento da região onde estão instaladas", completa.
Para participar da exposição, as organizações familiares passam por rigorosa avaliação das condições de legalidade tributária, sanitária e ambiental. Outros critérios de seleção também são fiscalizadas, como produção da matéria-prima, empreendimentos gerenciados por mulheres ou jovens, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, extrativistas e silvicultores, produção orgânica certificada e produtos diferenciados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Julgamento no STF não consegue barrar amianto no país Anterior

Julgamento no STF não consegue barrar amianto no país

Próximo

Venezuela corta sinal de emissora de televisão colombiana Caracol

Deixe seu comentário